terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dissidia Final Fantasy – PSP



 Muita gente quando ouve falar o nome Final Fantasy já se arrepia. Já outros nem tanto. E quando o assunto é um game de luta, da Square Enix, muitos não se animam muito. Afinal, os últimos games de luta crossover não têm sido mais que os mesmos games,com os mesmos estilos, mas com “peles” dos personagens da franquia mencionada. Pois não é bem isso que a Square fez com Dissidia Final Fantasy, que é um game de luta bem diferente misturado com outras qualidades da franquia Final Fantasy!
Final Fantasy é um franquia que envolve espadas e escudos com magias, assim Dissidia Final Fantasy o encorajará a voar no cenário e a explorar o mesmo, na medida em que você luta com seu adversário, algo bem parecido com o que acontece com os últimos games da série Dragon Ball Z. isso desanima alguns jogadores de games de luta, mas até esse estilo de game tem seus pontos fortes não?
Para vencer em Dissidia você terá que aumentar seus pontos de bravura (Bravery Points) para assim acabar com a barra de energia vital de seu adversário. Assim, quando você tiver Bravura 300, você poderá desferir um ataque capaz de retirar 300 pontos do HP adversário. Com isso, ir para cima do adversário, sem pensar ou parar, talvez não seja a melhor estratégia. Os controles ajudam bastante, por serem bem simples! Você tem dois botões principais para ataques (um para HP attacks e um para Bravery attacks) e um botão de pulo, tornam a linha de aprendizagem do jogo bastante simples.  Quando você resolver explorar os ambientes do jogo é que as coisas podem se tornar mais interessantes. Você poderá dar “dashes” pelo ar (com os botões “R” ou “triângulo”) e EX attacks, quando as barras de ataque estiverem piscando. Os Ex Attacks são semelhantes aos ataques especiais dos personagens da Square Enix em seus respectivos jogos, como os Limit Breaks de Cloud ou o Renzokuken do Squall.
Dissidia Final Fantasy também tem lá seus toques de RPG. Claro que você contará com o Arcade Mode, onde cada personagem vem automaticamente nivelado, porém existem o Story Mode, onde você poderá evoluir seu personagem, e as batalhas customizadas. Sua recompensa pelas vitórias será sempre dinheiro e você contará com um “shop” universal, acessado por um sub-menu que sempre é atualizado com novos equipamentos. Você também encontrará equipamento ao lapidar “trading shards” (uma espécie de cristal) espalhados pelo game e novos movimentos de habilidades ao ganhar novos níveis.
E por mais incrível que possa soar, Dissidia tem uma interessante história que liga todos esses personagens e seus mundos distintos! Os Deuses Cosmos e Chaos invocaram os melhores guerreiros para ajudar na salvação do universo (ou na destruição dele, no caso dos caras maus). Assim, no Story Mode você escolherá um personagem para poder acompanhar sua história, conquistando assim seu cristal quando terminar sua história. Fazendo isso com todos os 10 guerreiros, você derrotará Chaos e salvará o universo.
Todos os capítulos seguem um mesmo esquema, onde você terá que limpar um mapa, lutar contra um chefão e no final você batalhará contra seu arquiinimigo! As cenas cinematográficas dão um show à parte (marca registrada da Square) e aparecem sempre a cada fala do personagem entre estágios. Uma pena que muitas delas se repetem com os mesmos personagens quando você está mudando de estágio, mas ao menos as que são relacionadas à aventura fazem o jogo valer a pena!
Dissidia Final Fantasy é para fãs de Final Fantasy, sejam os mais antigos ou os mais novos, pois com certeza você encontrará ao menos um personagem do seu Final Fantasy favorito. Porém o crossover do jogo vai além do elenco! Dissidia tem uma série de referências dos games da franquia Final Fantasy, como as músicas de fundo, a iconografia (às vezes em 8 bits), Moogles e muito mais! Assim, o jogo é muito mais do que apenas apertar botões para atacar! Você terá uma boa quantidade de personagens e histórias para explorar num criativo game que mistura bem elementos de games de luta com os fantásticos elementos que só a franquia Final Fantasy tem! Vale, e muito, explorar Dissidia!

Abaixo segue uma imagem do jogo:




 E por fim uma imagem dos personagens (clique na figura para aumentar e ter melhor vizualização.)

Espero que gostem, essa foi minha review do FF Dissidia do PSP.