quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Okami - Wii Review

Por Leonardo Lima

Eu sei que é um pouco tarde pra fazer esse review, até porque o jogo foi lançado a quatro anos atrás, mas Okami sempre foi um jogo que quis jogar e nunca tive a chance até então. A um tempo atrás adquiri uma versão para Nintendo Wii e resolvi embarcar nessa aventura épica. Foram tempos difíceis... eu não tinha tempo pra jogar e tive que rebolar pra dar continuidade a aventura. Eis que o carnaval chegou e com ele, os dias de folga, e também a parte final da minha aventura, que totalizou 29 horas de jornada. Agora que terminei o jogo, posso finalmente fazer o que eu mais gosto de fazer, o review, e dar minha opinião sobre esse jogo que marcou minha vida, e que com toda certeza, também marcará a sua.

Okami é uma obra de arte.

O que a maioria dos jogadores não percebem é que a Capcom realmente embarcou em uma aventura a lançar esse título para o Wii (o jogo originalmente foi feito para PlayStation 2). A empresa procurou por um tempo alguma empresa que pudesse fazer (ou melhor, refazer) o trabalho de portar o jogo para o Wii, já que Okami tem tudo a ver com a Nintendo. Quase dois anos depois, e após muito "por de trás das câmeras" e códigos reescritos, o título renasceu no console da Nintendo quase intacto, e melhor em vários aspéctos. (Sim, eu li e me informei sobre a versão para PS2)

Você joga com a DEUSA (sim, ela é fêmea, pelo amor de Deus!) Amaterasu, uma loba que foi acordada depois de 100 anos adormecida em forma de estátua (coitada!) e mais uma vez foi colocada na missão de salvar o mundo Nippon das garras de um terrível mal que consome a beleza do mundo, e que causa caos por onde passa. A história é contada através de cenas e uma apresentação visual impecável que imita a arte plástica japonesa - principalmente o tom aquarela. O "make-up" do jogo é realmente incrível e variado. O mundo parece ter saído de um quadro, e é fácil ficar boquiaberto com a beleza dos lugares gigantescos e muito bem detalhados enquanto Amaterasu corre por eles. É simplesmente um dos jogos mais bonitos que eu já joguei, e isso comparando com jogos em HD também! Acredito que seja questão de estilo, e você saberá o que estou falando assim que colocar o disco em seu Wii. Falando nisso, a versão para Wii conta com 480p (progressive scan) e o modo 16:9 widescreen, para melhor visualização dessa obra de arte.
Tenho uma reclamaçãozinha pra fazer sobre o framerate do jogo (que inclusive também foi um probleminha na versão de PS2 que eu fiquei sabendo). Em certos momentos é notável a lentidão no jogo. Não é nada que atrapalhe a diversão do jogo, mas contando que essa é uma versão melhorada, eles poderiam ter trabalhado mais nesse aspecto.


Deusa Sol, Amaterasu Okami.

O arranjo musical é espetacular. Com músicas que realmente dão o clima pra cada parte que Amaterasu visita no jogo, e tem suporte Dolby Prologic II no Wii.

No jogo a Deusa Amaterasu tem o Celestial Brush, um pincél na cauda que faz com ela desenhe símbolos na tela para certo tipo de efeito. Apertando o botão B, o jogo congela e permite que você desenhe um símbolo, que feito corretamente acarreta num efeito. Amaterasu aprenderá o poder do vento, do fogo, da água, da bomba e vários outros ao decorrer do jogo. Os símbolos precisam ser desenhados com o Wii Remote, ou seja, a mão livre, e precisam um pouco de prática para serem feitos com mais rapidez, mas depois que se pega a manha, o jogo torna-se rápido e você vai querer usar o Celestial Brush em tudo, e pode!

Galestorm - Técnica de Pintura

Todos os personagens do jogo são muito bem trabalhados e contêm uma personalidade cativante e intrigante. Durante o jogo, cada um desenvolve sua própria história, ajudando ou não a nossa protagonista. Meu personagem preferido é o Issun. Um ser de um tamanho de uma pulga que ajuda a Amaterasu até o fim! É impressionante como a sua própria história tem um final emocionante também.


O jogo é realmente extenso. Como já disse, acumulei 29 horas de jogo, direto, sem parar para fazer sidequests ou procurar itens escondidos. No final do jogo você terá a sensação de ter feito MUITA coisa, e realmente você fez. Cada localidade nova é cheia de lugares para explorar, cidadãos para ajudar, árvores pra reviver, casas para visitar e uma paisagem maravilhosa pra se olhar complementada por uma música divina pra fechar o pacote, além de um possível chefão gigantesco!

Eu sinto pena de quem nunca jogou Okami. O jogo é obrigatório pra qualquer pessoa desse mundo. É além da compreensão cultural existente em livros, filmes ou qualquer outro meio de expressão. É um título épico, é um título que não se cansa, é realmente uma obra prima.



Gráficos: 9.5
Som: 9.5
Jogabilidade: 9
Diversão: 10
Replay: 9.5

Nota Final: 9.5

3 comentários:

Anônimo disse...

By: Thai

Parabéns Léo, ótima review, gostei muito dos graficos ;p

Anônimo disse...

goste muito mais a nota esta errada

deveria ser 100

Unknown disse...

Extra resources great site check this he said blog Get the facts