terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Por que jogamos vídeo-games?

por Leonardo Lima

Ontem, enquanto destrinchava freneticamente, pela vigésima vez, as "Snowpeak Ruins" em "The Legend of Zelda: Twilight Princess, uma pergunta me veio à cabeça. 'Por que jogamos video-games?'. E pior... fiquei me perguntando o motivo de eu, com vinte anos nas costas me prender tanto em um mundo às vezes surreal e fantasioso, e às vezes tão realista que me surpreende?

Creio que o motivo é a sensação. Apertar uma sequência de botões e conseguir salvar o mundo várias e várias vezes é algo inexplicável. Descobrir áreas secretas, coletar dinheiro, melhorar seu arsenal de ferramentas, roupas novas, paiságens inimagináveis, desafiar a física é VIVER. Viver o que não se pode viver no mundo real. Esse gostinho de heroísmo e tarefa cumprida é emocionante demais.

Nos dias de hoje podemos dizer que já andamos de cavalo em terras desconhecidas, que já destruímos trasgos imensos, que já liquidamos exércitos inteiros, que passamos dispercebidos por guardas, que já salvamos a princesa, que já ganhamos as corridas mais difíceis do mundo, que já vimos fantasmas, que ganhamos a copa do mundo, que visitamos outros planetas, que descobrimos civilizações antigas, que já andamos de ponta cabeça, que até mesmo já participamos da segunda guerra mundial e que entramos em um vulcão em erupção após uma caminhada nas nuvens. Queremos mais o que?

O entretenimento é o impossível. E o impossível que temos o poder de controlar é a verdadeira sensação do video-game.

Vibramos por jogos novos, e sensações diferentes!

Eu bato no peito e digo sim que já fiz tudo isso, que "vivi" tudo isso ao lado de um console e um controle amigo que nunca me abandonou. Acho que é por isso que video-games são tão populares. Você tem a uma junção da "Terra do Nunca" com a "História Sem Fim" bem dentro da sua casa!


Enfim, o que vocês acham sobre vídeo-games? O que faz vocês jogarem tanto?
Deixe sua opinião nos comentários.

2 comentários:

Thai disse...

esse post foi tao emocionante que parece aqueles discursos de formatura O_O
olha eu não sei o que me faz jogar mais sinto isso tudo tbm, porem meu tempo está cada vez mais curto e quando tenho oportunidade de jogar estou trocando por saidas com amigos, boates, e uma boa cama com um travisseiro fofinho, mais nunca abandonarei o mundo virtual.. pois com ele se aprende muita coisa!

muito bom o post Léo :D

leandrolandowski disse...

Cara imagina eu com 36 anos . não fico sem um bom game , li uma matéria que isso é abito e não vicio , assim como assistir tv ou um bom filme .
Eu já joguei desde atari até o ps3 meu console atual .