segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

New Super Mario Bros. Wii Review


Depois de quase um mês após seu lançamento, chegou a hora dos nossos leitores saberem toda a verdade sobre o novo big hit da Nintendo. Seria esse Mario, o melhor da era 2D como falam por aí?

Adoro começar um review falando da apresentação do jogo, que envolve gráficos, efeitos, som e etc. Mas eu vou deixar isso pra depois, pois quero focalizar esse review em gameplay.
Sabemos que a Nintendo sempre deixa seus controles impecáveis em seus títulos "first-party", e com NSMBW não é diferente. Jogando com o Wii remote na vertical, o direcional é usado pra fazer o Mario andar de um lado pro outro, enquanto o botão 1 quando pressionado faz Mario correr, e o 2 pular. Sacudir o controle faz Mario dar sua famosa pirueta no ar. Nada de muito novo não é mesmo? Só que com essa jogabilidade e o design do jogo, que consiste no planejamento/desafios, Shigeru Miyamoto mostra que ainda é o melhor criador de todos os tempos.
Impossível jogar 5 minutos e não ficar encantado com as possibilidades do jogo. Antes de seu lançamento o prometido era que NSMBW fosse um jogo acessível a todos, e isso causou certo receio aos fãs que sempre viram um Mario 2D como "hardcore" total. O fato é que: NSMBW é tão casual e tão hardcore que deixa bom pros dois lados. Desde a primeira fase você já "sente" as possibilidades do jogo, pois mesmo sendo fácil, você já pode ir treinando "truques" para vidas infinitas, e suas próprias super-habilidades.
Ao chegar ao último mundo do jogo, é preciso estar afiado, e pensar muito rápido, pois os desafios ali, não são pra qualquer um.



O gráfico do jogo é bom. Apenas bom... Nada exuberante, mas nada feio também. Aposto em dizer que foi proposital, pra poporcionar um ar mais "limpo" pro jogo, e pra não deixar o jogador ocupado admirando o cenário com tanta coisa acontecendo na tela.

O som. Ah... O som! Primordial. TODAS as canções das fases são memoráveis, do tipo que dá pra cantar no chuveiro, no trabalho, e principalmente dormindo. Todas as músicas tem um toquinho suave, alegre, muitíssimo divertido. Se prestarmos bem atenção às músicas, podemos reparar que elas são remixadas de outros jogos existentes, e mesmo assim parecem originais. Queria falar sobre o "Ah-Ah" durante as músicas, mas acho que vocês perceberão sozinhos essa divertidíssima adição.

E é claro que eu não encerraria esse review sem falar da maior novidade do jogo, o modo multiplayer. Com suporte para até quatro jogadores, a turma pode se reunir e jogar qualquer fase do jogo (à medida que for abrindo) e se divertir de duas formas: cooperando um com os outros, ou disputando. E cá entre nós, a disputa é divertidíssima. Prepare-se pra rir muito após usar seu amigo como mola pra pular em lugares altos, ou depois que jogá-lo de um penhasco, ou até mesmo na lava, enquanto você pega o máximo de moedas possíveis. Tem coisa melhor?

New Super Mario Bros. Wii chegou para ficar, e permanecer como o melhor jogo 2D de Mario de todos os tempos. Há muito mais no jogo, mas não vou estragar nenhuma surpresa, e vou deixar que vocês descubram toda a magia sozinhos. Não há outra possibilidade de eu dar nota menor que a máxima.

Gráficos: 8
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Replay: 10

Nota final: 10

6 comentários:

Unknown disse...

Acho difícil um jogo do Mario que não ganhe uma nota tão boa, todos são incríveis.

Leonardo disse...

Concordo! Fiquei com receio de gastar mais de duzentos reais num jogo 2D, tendo em vista a evolução dos games de hoje em dia. Mas com toda certeza desse mundo, valeu cada centavo gasto. Tá aí a prova, um 10ão bem grande. :))

Unknown disse...

rsrsrs
O único problema é o preço mesmo, que nso deixa com muito receio, não é atoa que existe a pirataria.

Joener disse...

te mato, leonardo. eu ainda vou ter esse jogo, nem que eu roube de vc çds~çf ótimo review :D

Leonardo disse...

Joener, mas nem se vc me matar vai conseguir roubar... pois depois de mim, vem a minha irmã que amou tanto o jogo que é capaz de vingar até a morte do irmão kkkkkkkkkkkkkkk
Quero ver tu passar por cima da cabeça dela.

Anônimo disse...

p0n53g5f42 q7d27f3j63 l6q45b0e94 b4a14p2k32 t4t83f3z12 r8n74q8z08