quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Muramasa - The Demon Blade Review - WII

por Leonardo Lima


Muramasa: The Demon Blade é um jogo de Ação com elementos RPG, que se estende em um glorioso 2D, bem do tipo Castlevania de ser. É um jogo que te prende, não apenas pelos gráficos que são de cair o queixo, mas pela ação e dificuldade do jogo. Veja detalhadamente o porquê você deve comprar esse jogo agora!




Inicialmente Muramasa é um jogo que utiliza apenas dois botões do Wii-remote, ou do GameCube controller (essa adição achei fantástica). Você usa apenas A para atacar, e faz suas variações com o direcional analógico. B faz o personagem usar uma espécie de “ataque-especial” que varia de acordo com a espada, e o botão C troca a Muramasa (espada) que você está utilizando no momento. Parece pouca a quantidade de ataques que se pode fazer, mas quando se está numa fase repleta de inimigos, a ação te deixa de queixo caído. Com apenas alguns toques no botão A e algumas viradinhas no direcional analógico, Momohime (a garota) ou Kisuke (o garoto), ambos personagens que podem ser escolhidos no início do jogo, que inclusive tem sua parte na história aleatoreamente, produzem um espetáculo na tela com espadadas, saltos e rodopios com uma ferocidade estonteante. Você vai se pegar pedindo por mais inimigos; por uma fase que contenha milhares deles pra ver até quando consegue resistir ou eliminá-los em combos infinitos e espetaculares. Viciante!





Estou em falta de adjetivos para explicar mais ricamente sobre os gráficos do jogo! Simplesmente arrasador. Nunca joguei um jogo o qual eu parasse de jogar, apenas pra visualizar por mais de alguns minutos o cenário, os personagens, e toques especiais que passam despercebidos. É um pacote de beleza sem fim. São inúmeros cenários que vão desde cachoeiras pacíficas a campos de trigo (maravilhosos). Até o inferno fica bonito nesse jogo, incluindo inimigos e suas várias e diferentes formas que são incrivelmente bem desenhados. É um dos jogos mais bonitos da atualidade, incluindo jogos de outras plataformas também.





O som é impecável. As músicas que variam de região a região são ótimas. Aqui ou acolá você escutará acordeões e violinos que dão certos arrepios e beleza ao pacote. Nas lutas contra chefes, a música muda drasticamente para uma versão clássica, cheia de batuques e emoção. Perfeito. E falando em chefes, eles são imensos, fortes, e muito, mas muito difíceis (não na dificuldade fácil, claro). Exigirá da sua melhor habilidade no estilo bater e correr. É uma recompensa sem fim, derrotar um chefe após 25 minutos de luta – sim, não estou mentindo.




















Mas nem tudo são flores. Embora os cenários sejam ricamente lindos e a música espetacular, chega uma hora que entedia, pois você precisará passar várias vezes pelo mesmo local. Pra progredir, você precisará seguir o mapa por uma nova área, até encontrar um chefe e matá-lo para poder adquirir uma espada nova, que futuramente abrirá um caminho novo a se seguir. Só que até você chegar a esse caminho, você deverá passar por TODO caminho que já passou em busca desse chefe que você acabou de destruir. É meio frustrante e são raros os locais que você conta com uma ajuda para atravessar províncias mais rapidamente. O que manterá a chama viva pra fazer todo esse “backtracking” são os level-ups, itens, souls e uns certos lugares especiais que habilitam desafios de tirar o fôlego, como por exemplo, eliminar 100 – sim, cem!!! – ninjas que te atacam em bandos de 10 em 10. Demais!





Ao todo, Muramasa é um jogo maravilhoso, cheio de ação. A história pode ser não lá essas coisas (sem spoilers aqui), mas a imersão, e a gana para habilitar novos lugares, aumentar de nível, usar espadas novas é sensacional. Ao todo são 108 espadas, que você se verá trocando freqüentemente cada vez que habilitar uma mais forte. No meio do jogo forjei uma espada que pensei que ficaria até o final do jogo comigo, de tão boa que era. Vinte minutos depois, eu já estava com outra, que era melhor ainda. A dificuldade aumenta gradativamente, sendo até irritante algumas horas que você não consegue evitar um ataque, e acaba morrendo.




Concluindo rapidamente, Muramasa deve ser jogado por qualquer fã de jogos hardcore. Não importa se você gosta ou não de jogos com perspectiva 2D ou se gosta de RPGs... eu falo sério quando o assunto é Muramasa. Uma verdadeira obra prima que infelizmente não vende bem para o Wii.










Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 9
Diversão: 10

Replay: 10


Notal Final: 9