Pesquisadores dizem que, por controlar a experiência, os jogos violentos podem estimular sentimentos que já existem nos jogadores.
Um debate sobre o game Modern Warfare 2, no qual o jogador encarna militares e terroristas, tem levantado a questão da violência nos jogos. A discussão é feita entre o CEO da Common Sense Media, Jim Steyer, e Jon Christensen, do site SlashGamer.com.
O apresentador Steve Doocy perguntou se “é apropriado simular o assassinato de pessoas?” Streyer respondeu dizendo que “existe uma ligação entre violência no videogame e violência na tela”, seguindo com a citação de uma conclusão de um estudo da Academia Americana de Pediatria: “a evidência é clara e convincente: a violência da mídia é um dos fatores casuais da agressão e violência na vida real”.
O conselheiro do Continuum of Care, Christian Barnes-Young, escreveu um artigo sobre o site de orientação de videogames para famílias What They Play, no qual afirma que “há uma tendência entre os jogadores, e alguns parentes, de descartar pesquisas cientificas que indicam uma conexão entre a exposição à mídia violenta e agressão.”
“A comunidade científica tem pesquisado o impacto da mídia violenta (incluindo videogames) nas agressões por décadas. Durante esse tempo, pesquisadores têm ficado mais confiantes de que existe uma relação entre mídia violenta e comportamento agressivo, e que a força dessa ligação tem aumentado desde que a pesquisa começou”, afirma o documento.
Um artigo da Universidade de Iowa, escrito por Brad Bushman e Craig Anderson em 2001, diz que “desde 1975, a força dessa conexão tem sido claramente positiva e têm aumentado com o tempo”.
A relação é simples: com exposição à violência da mídia, os indivíduos têm chances maiores de pensar, sentir e se comportar agressivamente. O tamanho do impacto que a mídia violenta tem na agressão é tradicionalmente descrito como fraco, mas os videogames são registrados com a maior ligação ao comportamento violento em várias mídias, devido ao envolvimento do jogador.
Em outras palavras, a experiência de controlar o conteúdo do game tem um impacto maior sobre o jogador.
Então, jogar Modern Warfare 2 o faz violento? Provavelmente não, mas aparentemente o jogo pode estimular sentimentos que já existem. “Estudos científicos mostram que a exposição à mídia violenta pode resultar em aumento de pensamentos agressivos a curto prazo, sentimentos de irritação e raiva, e comportamento agressivo,” explicou Barnes-Young.
Jogo CoD e nunca pensei em matar ninguém, vai intender O_O
4 comentários:
Basta ter noção de que apesar de jogar jogos violentos, a pessoa não vá fazer isso na vida real, depende muito da pessoa.
Jogo CoD e nunca pensei em matar ninguém, vai entender O_O ²
Cara aqui é o Fábio lá da Enjoy Games, acho melhor esperar um pouco para a ge nte fazer parceria, mas quero lhe parabenizar pelo blog, e agradecer sua presença no meu blog, continue visitando.
Jogo CoD e nunca pensei em matar ninguém, vai entender O_O ³
P.S: Gostaria da visita da galera no meu blog:
http://leonardogames-ps3.blogspot.com
Postar um comentário